terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Homem à imagem de Deus


 Deus disse, em Gn 1:26: "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança."

 Sempre que estudamos a respeito do homem, devemos lembrar que foi criado a imagem e semelhança de Deus. 

Algumas pessoas acham que a imagem e a semelhança de Deus em Gn 1:26 referem-se a coisas diferentes na natureza do homem. Mas, essas palavras significam a mesma coisa.

Quando a Bíblia usa as palavras "imagem" e "semelhança", a figura que nos vem a mente é de um espelho. Um espelho reflete a imagem da pessoa que está a sua frente.

Do mesmo modo que um espelho reflete a presença de uma pessoa, assim o homem reflete a presença de Deus.

Muitos teólogos consideram que a imagem de Deus é uma qualidade dos homens em que eles são semelhantes a Deus. Mas, a bíblia nunca trata o homem em si mesmo, e sim perante Deus. Por isso, achamos que a imagem de Deus não é uma qualidade do homem; consiste em refletir a pessoa de Deus.

A Bíblia nunca trata do homem em si, mas sempre o descreve perante Deus.

O homem não poderia ser considerado a imagem de Deus sem estar perante Ele, por que a expressão "imagem de Deus" significa que o homem reflete a presença de Deus.

A teologia costuma distinguir duas maneiras de falar da imagem de Deus:
no sentido restrito, e no sentido abrangente.

O sentido restrito da expressão "imagem de Deus" usa-se somente para o homem sem pecado. Não se usa a respeito de todos os homens, e sim, de Adão e Eva antes de pecar. Não se refere a todos os homens, e por isso é chamado: o sentido restrito.

O sentido abrangente, ao contrario, refere-se a todos os homens, após a queda do pecado. É abrangente, por que ao contrario, refere-se a todos os homens após a queda.

No sentido restrito o homem sem pecado, isto é, antes de pecar, podia refletir a presença de Deus perfeitamente.

O homem depois da queda não reflete perfeitamente a presença de Deus por causa do seu pecado.

O pecador reflete imperfeitamente a presença de Deus. O homem antes de pecar, refletia a presença de Deus por que foi criado a sua imagem.

O homem pecador é considerado a imagem de Deus (ver Gn 9.6; 1Co 11.7)

O que tornou uma imagem perfeita em uma imagem imperfeita foi o pecado. 

Existe diferença entre os que crêem em Cristo e os que não crêem, com respeito à imagem de Deus, e também algumas responsabilidades nossas que provêm da doutrina da imagem de Deus.

Como já vimos antes da queda, o homem refletia perfeitamente a presença de Deus. Mas, depois da queda, a imagem de Deus ficou bastante deturpada, e o homem refletia imperfeitamente a presença de Deus. E por causa do pecado, a imagem de Deus ficou deturpada.

Pela graça de Deus, o homem pecador ainda reflete um pouco a presença de Deus. Mas, a imagem é imperfeita. Em Gn 9:6 o homem é chamado a imagem de Deus. Isto mostra que embora ficasse bem deturpada, a imagem de Deus não ficou completamente destruída. 

Originalmente, antes de pecar, o homem era a imagem perfeita de Deus, mas depois da queda, o homem passou a ser a imagem deturpada de Deus. Mas, em Cristo, a imagem sofre outra modificação: É restaurada. Cl 3:10 diz que os crentes já se revestiram "do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." 

A imagem restaurada é o próprio Cristo na vida do homem. Quando alguém está em Cristo, e Cristo nele, a imagem é restaurada. Cristo restaura o reflexo da imagem de Deus. 

O plano de Deus para o a nossa vida é que sejamos "conforme a imagem do Seu Filho"  (Ro 8:29) A imagem restaurada é a presença de Cristo. A imagem exata e perfeita de Deus é Jesus Cristo. " Ele é o resplendor da gloria e a expressão exata do seu Ser." (Hb 1:3) Jesus disse: "Quem me vê, vê ao Pai" (Jo 14:9). A imagem de Deus é restaurada nos crentes, não é uma qualidade do crente em si, mas se deve à presença de Cristo na sua vida.

O fato de que o homem depois da queda ainda é a imagem de Deus, é importante para a vida cristã. Tg 3:9 nos diz, a respeito da lingua: " Com ela bendizemos ao Senhor e Pai; com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus". Gn 9:6 diz: "Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu, por que Deus fez o homem segundo a sua imagem."  Sendo assim, não devemos fazer mal a qualquer pessoa, pois estaremos indo contra a imagem de Deus. 

Paulo fala em 2 Co 3:18 "E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de gloria em gloria, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." Portanto, o crente tem a obrigação e o privilegio de contemplar a gloria do Senhor, e ser transformado à sua imagem.

O crente deve tentar refletir cada vez mais perfeitamente a presença de Deus. Ele pode fazer isso, por que pelo Espírito Santo, a imagem de Deus foi restaurada nele. 

Que todo o crente deve refletir a presença de Deus, e ate o carater de Deus, torna-se claro em Mt 5:48, onde Jesus diz: "Sede vós perfeitos como perfeito é o Vosso Pai Celeste". 

Devemos refletir a imagem e o carater de Deus. "Deus é luz" (1Jo 1:5). 
Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo" (Mt 5:14)