terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Homem à imagem de Deus


 Deus disse, em Gn 1:26: "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança."

 Sempre que estudamos a respeito do homem, devemos lembrar que foi criado a imagem e semelhança de Deus. 

Algumas pessoas acham que a imagem e a semelhança de Deus em Gn 1:26 referem-se a coisas diferentes na natureza do homem. Mas, essas palavras significam a mesma coisa.

Quando a Bíblia usa as palavras "imagem" e "semelhança", a figura que nos vem a mente é de um espelho. Um espelho reflete a imagem da pessoa que está a sua frente.

Do mesmo modo que um espelho reflete a presença de uma pessoa, assim o homem reflete a presença de Deus.

Muitos teólogos consideram que a imagem de Deus é uma qualidade dos homens em que eles são semelhantes a Deus. Mas, a bíblia nunca trata o homem em si mesmo, e sim perante Deus. Por isso, achamos que a imagem de Deus não é uma qualidade do homem; consiste em refletir a pessoa de Deus.

A Bíblia nunca trata do homem em si, mas sempre o descreve perante Deus.

O homem não poderia ser considerado a imagem de Deus sem estar perante Ele, por que a expressão "imagem de Deus" significa que o homem reflete a presença de Deus.

A teologia costuma distinguir duas maneiras de falar da imagem de Deus:
no sentido restrito, e no sentido abrangente.

O sentido restrito da expressão "imagem de Deus" usa-se somente para o homem sem pecado. Não se usa a respeito de todos os homens, e sim, de Adão e Eva antes de pecar. Não se refere a todos os homens, e por isso é chamado: o sentido restrito.

O sentido abrangente, ao contrario, refere-se a todos os homens, após a queda do pecado. É abrangente, por que ao contrario, refere-se a todos os homens após a queda.

No sentido restrito o homem sem pecado, isto é, antes de pecar, podia refletir a presença de Deus perfeitamente.

O homem depois da queda não reflete perfeitamente a presença de Deus por causa do seu pecado.

O pecador reflete imperfeitamente a presença de Deus. O homem antes de pecar, refletia a presença de Deus por que foi criado a sua imagem.

O homem pecador é considerado a imagem de Deus (ver Gn 9.6; 1Co 11.7)

O que tornou uma imagem perfeita em uma imagem imperfeita foi o pecado. 

Existe diferença entre os que crêem em Cristo e os que não crêem, com respeito à imagem de Deus, e também algumas responsabilidades nossas que provêm da doutrina da imagem de Deus.

Como já vimos antes da queda, o homem refletia perfeitamente a presença de Deus. Mas, depois da queda, a imagem de Deus ficou bastante deturpada, e o homem refletia imperfeitamente a presença de Deus. E por causa do pecado, a imagem de Deus ficou deturpada.

Pela graça de Deus, o homem pecador ainda reflete um pouco a presença de Deus. Mas, a imagem é imperfeita. Em Gn 9:6 o homem é chamado a imagem de Deus. Isto mostra que embora ficasse bem deturpada, a imagem de Deus não ficou completamente destruída. 

Originalmente, antes de pecar, o homem era a imagem perfeita de Deus, mas depois da queda, o homem passou a ser a imagem deturpada de Deus. Mas, em Cristo, a imagem sofre outra modificação: É restaurada. Cl 3:10 diz que os crentes já se revestiram "do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." 

A imagem restaurada é o próprio Cristo na vida do homem. Quando alguém está em Cristo, e Cristo nele, a imagem é restaurada. Cristo restaura o reflexo da imagem de Deus. 

O plano de Deus para o a nossa vida é que sejamos "conforme a imagem do Seu Filho"  (Ro 8:29) A imagem restaurada é a presença de Cristo. A imagem exata e perfeita de Deus é Jesus Cristo. " Ele é o resplendor da gloria e a expressão exata do seu Ser." (Hb 1:3) Jesus disse: "Quem me vê, vê ao Pai" (Jo 14:9). A imagem de Deus é restaurada nos crentes, não é uma qualidade do crente em si, mas se deve à presença de Cristo na sua vida.

O fato de que o homem depois da queda ainda é a imagem de Deus, é importante para a vida cristã. Tg 3:9 nos diz, a respeito da lingua: " Com ela bendizemos ao Senhor e Pai; com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus". Gn 9:6 diz: "Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu, por que Deus fez o homem segundo a sua imagem."  Sendo assim, não devemos fazer mal a qualquer pessoa, pois estaremos indo contra a imagem de Deus. 

Paulo fala em 2 Co 3:18 "E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de gloria em gloria, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." Portanto, o crente tem a obrigação e o privilegio de contemplar a gloria do Senhor, e ser transformado à sua imagem.

O crente deve tentar refletir cada vez mais perfeitamente a presença de Deus. Ele pode fazer isso, por que pelo Espírito Santo, a imagem de Deus foi restaurada nele. 

Que todo o crente deve refletir a presença de Deus, e ate o carater de Deus, torna-se claro em Mt 5:48, onde Jesus diz: "Sede vós perfeitos como perfeito é o Vosso Pai Celeste". 

Devemos refletir a imagem e o carater de Deus. "Deus é luz" (1Jo 1:5). 
Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo" (Mt 5:14)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Fracassados anônimos

 

Joe Stowell

Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão.  (João 21:9) 

Do meu pai, meus tios é a tarefa de assar os carnes, linguiças, filés nas festinhas de família. E apesar de não serem os melhores churrasqueiros, é muito bom o inesquecível aroma que resulta do ato de grelhar com carvão. Por essa razão as “brasas” em João 21:9 chamam minha atenção. E fico imaginando por que João incluiria este detalhe na história sobre Jesus que chamaria Pedro, um fracassado, para voltar a segui-lo.

Nos versículos 1-3, vê-se que Pedro reabriu seu negócio de pescaria. Apenas alguns dias antes, ele aquecia suas mãos sobre as brasas quando negou a Jesus para salvar sua própria pele (João 18:17-18). 
Então por que não voltar a pescar?

Enquanto Pedro e seu grupo lançavam as redes, Jesus fez uma fogueira na praia. Coincidência? Duvido! E fico imaginando se ao abordar Jesus e sentir o aroma do carvão queimando, Pedro lembrou-se daquela outra fogueira, próxima a qual havia traído Jesus. Contudo, Jesus em Sua misericórdia tomou a iniciativa e chamou Pedro novamente para servi-lo.

Pense nisto:
Jesus está disposto a perdoar nossas falhas e chamar-nos para servi-lo. Afinal de contas, se apenas pessoas perfeitas fossem qualificadas para servi-lo, não haveria ninguém que Ele pudesse escolher!

 

Nossa imperfeição não nos desqualifica ao serviço a Deus; enfatiza nossa dependência de Sua misericórdia.

 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Nunca dormimos

Salmo 121
Na minha angústia, clamo ao Senhor, e ele me ouve. —Salmo 120:1

Em meados dos anos 1800, o detetive Allan Pinkerton tornou-se famoso por esclarecer uma série de roubos de trens e frustrar uma conspiração para assassinar Abraham Lincoln, quando este viajava a caminho de sua primeira solenidade inaugural. Sendo uma das primeiras agências desse tipo nos EUA, a Agência de Detetives Pinkerton ganhou ainda maior importância devido à sua logomarca de um olho bem aberto e uma frase: “Nunca Dormimos.”

Não há melhor sensação do que sentir-se protegido e seguro. Você se sente sereno ao pegar no sono à noite com as portas trancadas e tudo silencioso. Muitos, porém, ficam acordados em suas camas com pensamentos apreensivos sobre o presente ou pavor do futuro. Alguns têm medo do tumulto lá fora ou de um cônjuge que tem sido violento. Alguns não conseguem descansar por se preocuparem com um filho rebelde. Outros ficam escutando, ansiosamente, para ver se o filho muito doente ainda respira.

São essas as horas em que nosso Deus amoroso nos encoraja a clamar a Ele, àquele que “…não dormita nem dorme” (Salmo 121:4). O Salmo 34:15 nos lembra que “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.”

Pinkerton pode ter sido o olho particular inicial, mas aquele que realmente tem o olho que nunca dorme está atento aos clamores dos justos (Salmo 34:17).

Quando lembramos que Deus está acordado, podemos dormir em paz.

"Você não precisa pregar o evangelho se você souber viver o evangelho."

Imitadores

Olá, boa tarde! Quanto tempo não escrevo aqui no blog, quero ter mais tempo para escrever :D Queria hoje compartilhar uma de minhas devocionais com vocês. 


Estava lendo 1Co 4-16 e esse versículo me chamou muita atenção, ele diz: 
"Admoesto-vos, portanto, a que sejas meus imitadores" 
Após ler isso fiquei um bom tempo a me questionar: Sou uma pessoa que deve ser espelho para outras pessoas? Se uma pessoa imitasse minhas atitudes, ela se daria bem?
Confesso que me entristeço com a resposta. Percebo que sou muito errante e me sinto falha em varias coisas.  Sei que muitas pessoas hoje em dia as vezes levam isso de maneira errada e sei que não posso ter meus olhos em uma pessoa, pois ela não é perfeita e é triste ver lideres que passam mal exemplo e vários jovens começam a achar que certas coisas indevidas são certas. Como crentes devemos ser muito cuidadosos com nossas atitudes pois somos o povo de Deus e o Espirito Santo habita em nós. 
Temos que ter as atitudes que Cristo teria. 

Em Tessalonicenses 1:6 diz:

Vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espirito Santo. De sorte vos tornastes o MODELO para todos os crentes.
Continuo a me questionar: Tenho sido modelo para todos os crentes, na minha faculdade, no serviço, em minha casa?

Sei que toda dificuldade que passamos na nossa vida Cristã colabora para o nosso amadurecimento na fé. Ser modelo é algo muito difícil.

Mas, me conforto por que sei que o Senhor é o meu auxilio (He 13:6) e que um dia serei perfeita e sem essa droga de pecado no meu coração.
  Enquanto isso não acontece percebo que tenho que ser mais cuidadosa, colocar todas as dificuldades em oração e me afastar de todas as tentações.  Enquanto isso não acontece percebo que tenho que ser mais cuidadosa, colocar todas as dificuldades em oração e me afastar de todas as tentações. Oro para que Papai do céu me dê forças para que um dia assim como Paulo eu também possa dizer: 

Sejais meus imitadores, como assim também sou de Cristo!